Hora de olhar melhor

Só nós, piauienses, é que não nos damos conta da importância da Serra da Capivara. A Unesco declarou o parque patrimônio da Humanidade, uma TV alemã produziu um documentário primoroso sobre as pesquisas arqueológicas conduzidas pela professora Niède Guidon, que liderou uma bem sucedida missão franco-brasileira responsável pela inovadora teoria segundo a qual a ocupação humana na América pode ter sido iniciada por homens vindos da África e não da Ásia. Estudiosos do mundo todo debatem a teoria e isso é por demais importante, a ponto, por exemplo, de, em 2018, a União Europeia promover o ano da Serra da Capivara em toda a Europa. A informação foi passada esta semana via rede social pelo deputado Paes Landim (PTB), possivelmente o político piauiense que melhor compreendeu a necessidade de se fazer do Parque Nacional da Serra da Capivara a mais importante referência cultural, acadêmica e turística do Piauí.  Ele participou nesta semana de evento de divulgação do Parque Nacional Serra da Capivara, promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil, na Embaixada da Eslováquia. Na conversa com os embaixadores da União Europeia, João Cravinho, e da Alemanha, Georg Witschel, o congressista piauiense foi informado sobre a decisão de dar ainda mais visibilidade a parque. Espera-se que o Piauí faça o mesmo e comece em casa, criando, por exemplo, um programa de visitas guiadas para estudantes de escolas públicas estaduais.

Landim com embaixadores europeus: ano da Serra da Capivara na Comunidade Europeia
Landim com embaixadores europeus: ano da Serra da Capivara na Comunidade Europeia

Piauí bonito
Orgulho de ser Monalysa Alcântara: durante os desfiles cívicos do 7 de setembro, em várias cidades do Piauí, meninas negras de todas as idades e tamanhos se fizeram vestir como a Miss Brasil nascida no Piauí. Foi bonito de ver e de aplaudir.

Pau oco
O pai de Geddel Vieira Lima era advogado, o avô foi juiz e desembargador, tendo presidido o Tribunal de Justiça da Bahia. Donde se depreende que santo de casa não faz milagre.

Digitais
Fala-se por aí que tem político contando dinheiro agora somente usando luvas cirúrgicas. Não por causa de bactérias, mas sim pelo risco de deixar nas notas suas impressões digitais. Afinal, foi também por isso que Geddel está no xilindró.

Fluxo
A subseção judiciária federal de Picos recebe todo mês 800 novos processos, o que ao fim de um ano significa 9,6 mil ações a mais tramitando. Isso faz dela Justiça Federal em Picos a que mais recebe processos entre os juizados do Tribunal Federal da 1ª Região.

Quem disse? 1
Os recorrentes boatos sobre uma candidatura de Wilson Martins (PSB) à Câmara dos Deputados foram negados pelo ex-governador. Ele lembrou que seu nome está posto no partido como candidato a cargo majoritário – governador ou senador e que o PSB ainda não parou para debater candidaturas a deputado.

Quem disse? 2
Outro boato que está na praça dá conta de que o entorno de Ciro Nogueira tem aconselhado o presidente nacional do PP a desistir de ser candidato à reeleição. Pessoas próximas do senador dizem que nunca falaram sobre o assunto nem com ele, Ciro, nem com quem quer que seja.

Seca
Júlio César Lima foi para Fronteiras, terra natal da esposa dele, Jussara, e lá chegando informou em rede social que iria ao Dnocs para pedir providência porque o açude Barreiras está seco. O açude tem capacidade para acumular 52 milhões de metros cúbicos de água, mas não tem nem 4% disso.

Chuva
O deputado e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Piauí nem precisa perder muito tempo pedindo explicações ou providências ao Dnocs. No caso dos 19 reservatórios sob administração da autarquia no Piauí, a única providência possível é rezar para que chova bastante no ano que vem.

Secura
Aliás, o desabastecimento em áreas urbanas é o pico do sexto ano de seca consecutiva no semiárido do Piauí. Pelo menos dez cidades do Piauí hoje têm suas áreas urbanas atendidas somente por carros-pipa, entre as quais Belém do Piauí, Curimatá, Pio IX, São Julião, Fronteiras e até Corrente.

Terra rachada
Em Belém, a barragem de Caboclo secou completamente. Não há uma só gota dos 2,2 milhões de metros cúbicos que o reservatórios pode acumular.
Situação bem parecida com Pio IX, onde desde o ano passado está praticamente seco o açude Cajazeiras, cuja capacidade de acumulação é de 24 milhões de metros cúbicos.

Lista
Marcelo Castro, o deputado do Piauí especialista em estradas, fazia parte de uma lista de 25 parlamentares ligados a Eduardo Cunha e que receberiam propina pagas pelo doleiro Lúcio Funaro, segundo informava ontem a revista Veja. O site de esquerda Brasil 247 também dá a informação e o valor da gorjeta: R$ 1 milhão.

Ping Pong

Desculpa esfarrapada

Ao final do primeiro ano do governo Wellington Dias, os jornalistas Álvaro Carneiro e Edmundo Moreira trabalhavam juntos na assessoria do Karnak. Numa noite de confraternização natalina, os dois tomaram umas taças de champanha a mais e, no dia seguinte, se encontraram numa indisfarçável rebordosa e trataram de desconversar os sintomas.
Álvaro: “Estou com os olhos avermelhados por causa de uma conjuntivite”.
Edmundo: “Estou cheirando a engenho por que tomei Biotônico Fontoura”.

Originalmente publicado em 29 de junho de 2010.

 

Expressas

O deputado Robert Rios (PDT) diz que vai deixar a política, mas é cada vez maior a chance de ele nem sair.

Começa nesta segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação em Teresina.

Entre os 187 jovens piauienses de escolas públicas e privadas classificados para a Olimpíada Nacional de Ciências, 62 são de escolas públicas municipais de Teresina.