TJ suspende prazos processuais


O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) informa que os prazos processuais de hoje, estão suspensos em virtude de não haver expediente no Tribunal.

O TJ-PI decretou ponto facultativo nesta sexta-feira com base na Resolução nº 59, de 27/03/17, possibilita que o servidor permaneça na sua unidade de serviço após o horário de expediente regular, no limite de 2 horas por dia, para fins de acumulação de saldo positivo de horas a serem utilizados em futuras ausências programas, como no caso dos pontos facultativos.

HGV faz mutirões cirúrgicos

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza mutirões de cirurgias nas especialidades de ortopedia e ginecologia. Estão programados 52 procedimentos especializados durante as duas ações, sendo 30 ortopédicos, no feriado, e 22 ginecológicos, no fim de semana. O mutirão iniciou nesta quinta-feira(7)  e vai até o sábado.

Em ortopedia, a ação será concentrada em intervenções para colocação de próteses e tratamento de lesões de quadril, joelho, tíbia, fêmur, punho, dentre outras. Além de pacientes eletivos do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde, também serão atendidos pacientes da urgência.

Já, em ginecologia, haverá procedimentos como setorectomia (esvaziamento ganglionar), miomectomia (retirada de mioma), histerectomia (remoção do útero), colpoperinoplastia anterior e posterior (cirurgia plástica corretiva vaginal e do períneo), retirada de ovário e de cisto vaginal.

De janeiro a agosto deste ano, o hospital promoveu 34 mutirões que beneficiaram cerca de mil pessoas em diversas especialidades médicas. A programação do mês de setembro continua com ações nas áreas de cirurgia geral, no dia 16, e ortopedia, no dia 30.

Inscrições abertas!!!

Damásio Educacional Teresina / Polo Leste
Av João XXIII, 1527, São Cristovão , CEP 64051-005 / Contato:(86)3233-9206 

Você sabia? Abacate ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos

Mesmo sendo um alimento rico em gordura, o abacate tem um efeito vantajoso sobre os níveis de colesterol e triglicérides no organismo, aponta uma investigação da Universidade de Mashhad, no Irã. Apesar de esse ter sido o principal benefício encontrado em decorrência do consumo regular da fruta, os cientistas relatam que também observaram melhorias na pressão alta e na massa corporal de pessoas obesas. Para listar tantos atributos, foram revisadas nada menos do que 129 pesquisas científicas sobre o abacate.

Parece estranho associar um alimento gorduroso a tantas maravilhas. Mas acontece que a gordura presente no alimento é do tipo monoinsaturada, boa para a saúde. O ideal, inclusive, é tentar reduzir a ingestão das gorduras saturadas, encontradas em carnes e nos queijos amarelos, e substituir por essa versão que dá as caras no abacate.

Os novos achados são especialmente importantes para pacientes com a síndrome metabólica, condição que é diagnosticada quando um indivíduo tem pelo menos três dos seguintes problemas: hipertensão, altos níveis de açúcar no sangue, excesso de gordura na região abdominal e taxas anormais de colesterol ou triglicerídeos. Esse quadro aumenta o risco de complicações cardíacas, diabetes e derrame.
Fonte: Editora Abril

Pensamento do dia!!!