Alteração de tráfego pela Ponte Metálica causou engarrafamentos caos no trânsito em Timon e Teresina

Diretor diz que tudo foi por conta de acidente sobre a ponte metálica nas primeiras horas da manhã

Imagens mostram o caos na Ponte Metálica, hoje às 8h15min.
Imagens mostram o caos na Ponte Metálica, hoje às 8h15min.

À primeira vista, a medida do Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans), de Timon, de alterar o percurso na Ponte Metálica de 6 às 9hs com tráfego somente para veículos que circulam no acesso Timon/Teresina pela Avenida Piauí não  resolveu o problema de engarrafamento e transformou o caos em coisa ainda pior.

No primeiro dia de implantação desse trajeto, os motoristas que se deslocavam de Timon ficaram parados numa longa fila que se formou na avenida Maranhão e muitos motoristas que costumeiramente acessavam pela avenida para seguir para o centro de Teresina ou zona sul da cidade buscaram rota alternativa pela Alameda Parnaiba que também estava congestionada nas duas vias.

Na verdade, a medida da Dmtrans conseguiu “dar um nó” no trânsito para os timonenses  e teresinenses nas primeiras horas da manhã de hoje, 20, quando o sistema de “mobilidade” foi instalado.

Do lado de Timon, motoristas também reclamaram da alteração e também longas filas de congestionamento e engarrafamento também foram formadas na Avenida Piauí com prejuízos para motoristas queriam chegar do outro lado da ponte em Teresina, tanto pelo acesso à ponte Metálica quanto pela ponte da Amizade.

Jeremias Sampaio, alteração vai continuar
Jeremias Sampaio, alteração vai continuar
Acidente da Ponte da Amizade provocou engarrafamentos, diz diretor

De acordo com o diretor do Dmtrans Jeremias Sampaio, o caos que se formou na Avenida Maranhão e no seu entorno até à Avenida Miguel Rosa, em Teresina, não foi por conta da implantação do sistema, mas sim por um acidente que ocorreu nas primeiras horas da manhã, por volta das 7hs15mim, com vítima sobre a Ponte da Amizade e que o Samu demorou mais de 15 minutos para atender a vítima, segundo o Diretor.

Ainda segundo Jeremias, hoje será feita uma avaliação da medida, mas à princípio ele adiantou ao blog que a Avenida Piauí sofrerá alguma alterações durante o período de acesso e que entrará em contato com a Strans, em Teresina, para reforçar o auxílio na fiscalização e orientação do tráfego que visa melhorar a mobilidade entre as duas cidades no horário de "pico" logo cedo.

Mas, o titular do blogdoribinha esteve em um dos locais de congestionamento, por volta das 8hs15min, na descida da Ponte metálica na Avenida Maranhão e a fila era quilométrica e trânsito, uma hora depois do acidente não fluía de forma alguma.  De carro conseguimos percorrer, da Avenida Maranhão até o quarteirão onde fica o Iate Club, na Alameda Parnaíba e os congestionamentos chegavam até Cemitério São Joé, no início da Avenida Santos Dumont.

Alteração está mantida, apesar do caos provocado hoje

O diretor disse ao blogdoribinha, que apesar dos problemas ocorridos hoje, o sistema de uma via somente pela ponte da amizade vai continuar. Ele estranhou que equipes da Strans, da Prefeitura de Teresina, não estivessem no local, mas as equipes de trânsito de Teresina estão envolvidas com outro problema que o a instalação do sistema “Integra” nos serviços de transporte coletivo, que começou a “funcionar” ontem com vários incidentes, inclusive com a morte de uma pessoa no corredor de tráfego exclusivo para os coletivos na Avenida Miguel Rosa.

O diretor do Dmtrans também chamou à atenção de motoristas que trafegam nos dois sentidos de acesso à Timon e Teresina, para que eles obedecem as sinalizações e sejam educados sem fechar os cruzamentos dando passagem aos outros veículos para que o tráfego possa fluir normalmente.

Durante a estadia nos locais onde fazíamos imagens dos congestionamentos várias manifestações motoristas e motociclistas eram de que o “trânsito piorou”. (Veja as imagens na nossa página no facebook)