Cursos de Redação fazem a diferença no resultado final do Enem, diz especialista

A carga horária do curso é de 51h/a

Além das questões objetivas, todo vestibular tem em comum a avaliação por meio da redação. Para obter sucesso nesse CERTAME é importante que o estudante associe técnica e conteúdo, ou seja, que o estudante saiba aplicar de forma estratégica o conhecimento que ele tem sobre o tema. A professora de redação Patrícia Lima, afirma que os cursinhos fazem a diferença no resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos demais vestibulares, por conta da metodologia utilizada durante as aulas e do material didático proposto.

“O diferencial é uma metodologia baseada nas competências exigidas pelo Enem, pautada em um método denominado "Plano Textual" que consiste em planejar o texto dissertativo-argumentativo levando em consideração a estrutura, a contextualização, as demais estratégias argumentativas, a coesão, a coerência e as propostas de intervenção, além de proporcionar uma escritura em um tempo mais hábil. Tudo isso com um material didático composto por módulo teórico (teoria do texto) e módulo temático (informações acerca de possíveis temas)”, afirma a professora que já acertou, por três anos consecutivos, o tema da redação do Enem.

A professora acrescenta ainda que, para o curso poder influenciar no alcance dos objetivos do estudante em relação à nota, é preciso que as turmas tenham um número reduzido de alunos. “O número reduzido de alunos facilita um atendimento mais individualizado, sanando assim, de forma mais adequada, as dificuldades individuais que os alunos apresentarem”, frisa.

Patrícia é conhecida por sempre “adivinhar” o tema das redações do Enem e garante: não há uma formula mágica para acertar o tema. “Não se trata de adivinhar o tema. Os temas trabalhados em sala de aula são o resultado de pesquisas dos principais acontecimentos que ocorrem no mundo, principalmente, no Brasil, e que representam os eixos temáticas (meio ambiente, cultura, cidadania, política, ciência) utilizados para a elaboração da proposta de redação do Enem”.

Pensando em melhor preparar os estudantes para o Enem e também em contemplar as demais faculdades particulares, o CEV Vestibulares tem dentro de sua grade de preparatórios o curso de Redação com a professora Patrícia Lima, e que já está com matrículas abertas para a turma de 2017, com 30% de desconto para matrículas efetuadas até o dia 07 de fevereiro. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, começando no dia 08 de março. A carga horária do curso é de 51h/a, que acontecem na sede do CEV Unidade Frei Serafim.

Dicas para uma nota mil

Patrícia Lima lista ainda, as principais dicas para quem deseja alcançar a nota mil. “Para elaborar um bom texto é preciso adquirir o hábito da leitura. Segundo o educador Paulo Freire, a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Dessa forma, é preciso, por meio da leitura, conhecer os assuntos em debate no mundo e, a partir disso, elaborar uma tese, ou seja, um ponto de vista. Outro aspecto importante é a utilização de estratégias argumentativas diversas (exemplo, dados estatísticos, comparação, depoimentos de especialistas no assunto, alusão histórica) para melhor fundamentar a tese. Além disso, a escritura e a reescritura devem ser semanais. Assim, alcançar a nota máxima no Enem será mais fácil”.