Ivaldo Rodrigues lamenta a morte do ex-presidente do MEI

Repercutiu nos meios políticos nessa quarta-feira, a morte do fundador e ex-presidente do MEI – Movimento Estudantil Independente, Victor Fontenelle, que recorreu ao suicídio na noite de terça-feira (12) no apartamento em que morava no bairro da Ponta D’Areia, em São Luís.

_____________________________

Pedetista ligado ao vereador Raimundo Penha e árduo defensor do nome do deputado Weverton Rocha, Victor  era conhecido no segmento da juventude por todo o Maranhão.

_______________________________

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, vereador Ivaldo Rodrigues, um dos mais combativos membros do PDT e considerado como orgânico do partido, disse que sentiu uma dor profunda no coração ao tomar conhecimento da notícia. Segundo ele, Victor era um menino “lindo, que tantas vezes compartilhou sonhos com todos nós”. “Era impetuoso e franco, mas sempre pedetista e amável”.

________________________________

 

O governador Flávio Dino (PCdoB) vai tentando manter a mesma tática de 2014, quando garantiu em seu palanque PSDB, PSB e até a militância do PT, por isso ele tem buscado até o partido de Bolsonaro, o PEN que agora se chama Patriota. No entanto se depender do deputado estadual César Pires, não existe a menor possibilidade dessa aliança. De acordo com o parlamentar, o presidente nacional Adilson Barroso baixou uma resolução que proíbe coligação do partido com qualquer legenda da ala de esquerda.

César Pires destaca que no Maranhão, o PEN é presidido pelo suplente de deputado estadual Jota Pinto e aparentemente este vem se posicionando como aliado de Flávio Dino, uma vez que ele é secretário de Articulação Política de São Luís, e defende de forma pública a pré-candidatura ao Senado de Weverton Rocha (PDT).

___________________________________

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou do lançamento da Campanha de Valorização da Vida – Prevenção e Combate ao Suicídio – Setembro Amarelo. O evento, que contou com a parceria do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão (Caop-Ma), aconteceu na Associação do Ministério Público do Estado Maranhão (Ampem) e contou com a presença do Procurador Geral do Ministério Público, Luís Gonzaga Coelho e da procuradora Sandra Elouf, organizadora do evento, além de representantes da OAB, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, entre outros.

Na ocasião, os procuradores ressaltaram que o mês de setembro é um mês importante para destacar a Campanha, mas que a conscientização não deve se limitar a um mês, mas todo o ano.

“Não podemos trabalhar apenas no mês de setembro. Precisamos de um trabalho permanente. Precisamos lutar pela criação do Centro de Referência de uma forma mais ampliada, sendo voltado para a prevenção ao suicídio de forma efetiva”, disse Sandra Elouf.

___________________________________

 

A líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputada Andrea Murad (PMDB), criticou o excesso de Medidas Provisórias de autoria do Governo do Estado colocadas hoje em pauta. Andrea lembrou da contradição do próprio governador Flávio Dino que já publicou um livro onde se declara contra as Medidas Provisórias, no entanto governa o Maranhão abusando do mesmo instrumento, mostrando que o verdadeiro ditador é ele que se utiliza de uma medida de exceção para impor os seus interesses. “Só hoje são nove medidas provisórias para serem votadas e enfiadas goela abaixo dos deputados e se garante nisso por ter a maioria”. Destaca ainda, que só este ano, o governador enviou 25 medidas provisórias contra 24 projetos de lei. Um verdadeiro absurdo!”, explicou a deputada. Ainda para a parlamentar, a Assembleia Legislativa tem se resumido às honrarias e solenidades, sem prestar o principal papel como representante do povo do Maranhão.

_______________________

 

Segundo o blog do Gilberto Léda, o  governo bem que tentou, mas não conseguiu aprovar nesta quarta-feira (13) as nove Medidas Provisórias que ainda tramitam na Assembleia Legislativa. A sessão durou até as 13h, quando os governistas não aguentaram mais a fome (seria isso mesmo?) e desistiram de ficar em plenário. Sem quórum suficiente, os trabalhos foram encerrados após a aprovação de apenas quatro das MPs.

________________________________

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (30) a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, empossou os juízes Marcela Santana Lobo (titular da 5ª  Vara de Caxias), e Ailton Gutemberg Carvalho Lima (titular da 3ª Vara de Codó), na suplência da Turma Recursal Cível e Criminal do Polo Judicial de Caxias (361 km de São Luís). Os magistrados entraram em exercício no mesmo ato. A Turma Recursal de Caxias, além desta, engloba os municípios de Aldeias Altas, Coelho Neto, Codó, Coroatá, Matões, Parnarama, Peritoró, São Francisco do Maranhão, Timbiras e Timon. A unidade tem competência para julgar recursos oriundos de processos da Lei 9.099/1995 (Lei dos Juizados).

___________________________________

O Tribunal de Justiça do Maranhão, um dos parceiros na Campanha 'Setembro Amarelo', participou,  na Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), do lançamento da Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o TJMA se junta ao Ministério Público, que está comandando a iniciativa. Segundo o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, uma vasta programação será promovida ao longo do mês e se encerrá com uma corrida. “A cada hora morre uma pessoa vítima de suicídio; a cada ano morrem 9 mil. Diante disso, o Ministério Público do Maranhão, sensível à situação, está convocando a sociedade para esta grande luta. A cor amarela significa alerta! O objetivo é chamar a atenção da sociedade”, disse Luiz Gonzaga.

__________________________________

Pela primeira vez no Maranhão, o novo cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, natural do estado americano da Califórnia, visitou a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), nesta quarta-feira (13), onde foi recebido pelo presidente Edilson Baldez das Neves e membros da diretoria da Federação. A economia maranhense e do Nordeste e as oportunidades de negócio entre o país norte americano e o Estado do Maranhão foram as principais pautas do encontro, do qual também participaram os empresários Jailson Macedo Luz, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Dorgival Ferreira Pereira, gerente de Relações Institucionais da Vale e Marco Túlio Rodrigues, gerente de Relações Institucionais da Eneva.

Na visita, o cônsul conheceu as oportunidades para investir no Maranhão, assim como as potencialidades e as indústrias já instaladas no Estado, em diversos setores, que foram apresentadas pela FIEMA e pelos representantes das empresas presentes. O Porto do Itaqui e o corredor Centro-Norte, assim como a exploração de gás natural, a geração de energia da Eneva e a logística para escoamento da produção foram alguns dos temas abordados no encontro. O principal objetivo é ampliar negócios entre o Estado e os EUA, que já é um dos principais parceiros comerciais do Maranhão, respondendo por 16,39% das exportações do Estado no ano passado.

“Fiquei muito impressionado com a cidade, uma história rica, a diversidade das pessoas e, principalmente, com o que existe aqui. Há muito potencial, tem agricultura, tem energias renováveis, tem indústria. Esse encontro na Federação vai contribuir para a construção de parcerias comerciais sólidas entre o nosso país e o Maranhão”, afirmou o cônsul, presenteando o presidente da FIEMA com a moeda de comemoração dos 200 anos do Consulado dos EUA no Brasil.

Edilson Baldez destacou a importância da visita para o setor industrial e para o Estado. “O Maranhão possui um vasto leque de oportunidades de negócios, um grande potencial para empresas se instalarem aqui e essa visita do cônsul dos Estados Unidos é muito bem-vinda para estreitarmos relações da base industrial com o país e outros países importadores, além de instituições promotoras do comércio exterior no Maranhão e no Brasil”.

Participam da reunião os membros da diretoria da Federação Celso Gonçalo de Sousa, vice-presidente da FIEMA e presidente do Conselho de Micro e Pequena Empresa, Alexandre Rodrigues Ataíde, diretor da FIEMA, Pedro Robson Holanda da Costa, diretor da FIEMA e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Luiz Fernando Coimbra Renner, diretor da FIEMA e presidente do Conselho de Política Industrial, Albertino Leal de Barros Filho, superintendente da FIEMA e José Henrique Braga Polary, Coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA.

CÔNSUL - John Barrett é diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Assumiu a função de Cônsul Geral no Recife em julho de 2017. Durante o período de 2015 a 2017, John trabalhou em Washington D.C. servindo como oficial sênior responsável pelo suporte à relação bilateral EUA-Filipinas. Ele tem experiência prévia no Brasil, tendo servido na Embaixada dos EUA em Brasília entre os anos de 2008 e 2011.

 

 ___________________________________________

 

A beleza das escolhas, histórias e desafios vencidos vão desabrochando ao longo dos anos e se revelam na maturidade com novos traços e paramentos. E para celebrar essa fase, o Sesc realiza mais uma edição do “Baile Beleza da Maturidade”, elegendo a rainha 2017 nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, na quadra de esportes do Sesc Turismo, localizado no bairro Olho D’Água, das 20 às 23 horas.

___________________________________________________

 

Os elementos que compõem a culinária maranhense são absolutamente marcantes, como o camarão seco e a vinagreira, especiarias indispensáveis na preparação de pratos típicos. Mas você sabia que é possível reinventar um símbolo da gastronomia sem perder a raiz? É essa a proposta do renomado Chef Luciano Rosa, especialista em Gelateria e Comida Francesa com cursos na Europa. Luciano, que é Chef Executivo do Spazzio Mateus e assina todo o trabalho gastronômico do Grupo, vai apresentar releituras da culinária maranhense no Encontro Mundial de Chefs. O evento, que ocorre entre os dias 21 e 24 de setembro, em Guararema (SP), tem a proposta de debater o futuro da gastronomia sustentável ao redor do planeta.