THE 165: Firmino destaca setores que pretende priorizar para o desenvolvimento da cidade

Aniversário da capital iniciou com missa e sessão na Câmara

Atualizada às 12h55

(Fotos: Renayra de Sá)

A comemoração pelos 165 anos da cidade de Teresina iniciou com a tradicional missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no centro de Teresina, nesta quarta-feira (16).

A celebração religiosa contou com a presença de inúmeras autoridades políticas , como o prefeito Firmino Filho, o governador Wellington Dias, a vice-governadora, Margarete Coelho, e demais membro da administração pública municipal e estadual.

O Padre Tony Batista, que celebrou a missa em homenagem ao aniversário de Teresina ao lado do padre José de Pinho, ressaltou a importância da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo para a capital.

“A Igreja Matriz ampara Teresina. Aqui os teresinenses encontram seu refúgio. Portanto, a igreja se relaciona com a nossa cidade pelo amor que seus moradores têm por Deus”, destacou.

O prefeito Firmino Filho fez a primeira leitura e posteriormente se pronunciou e teceu uma homenagem às teresinenses que contribuem com o desenvolvimento da cidade. 

“165 anos de existência, motivo para que nós estejamos aqui reunidos, agradecendo a Deus por todas bênçãos concedidas a partir dos nossos primeiros passos aqui na Chapada do Corisco.  Agradecer a mulher teresinense que adotou a sua capital com coração, às mulheres simples e trabalhadoras, elas construíram essa cidade”, disse.

A vice-governadora Margarete Coelho declarou que Teresina é uma cidade acolhedora.

“Teresina é uma cidade linda que se prepara para o futuro. É o centro do Meio-Norte pelo que ela representa em prestação de serviço na educação e saúde . O que tenho a desejar é que a cada dia esta cidade seja mais hospitaleira, mais segura e que gere as oportunidades que seus filhos precisam para se desenvolverem aqui”, destacou.

Sessão solene na Câmara Municipal de Teresina

Ainda esta manhã aconteceu a sessão solene na Câmara Municipal de Teresina. Em seu discurso, o prefeito Firmino Filho aproveitou para falar sobre os desafios que pretende ultrapassar durante sua gestão. Olhando sempre para o futuro, e falando em “fazer diferente”. O gestor ainda citou os três setores que pretende priorizar: Saneamento Básico, Segurança e Mobilidade.

 “Todo aniversario é importante para termos a duas visões, a do passado e do futuro. Toda festa é para celebração da vida. Do que aconteceu e do que ainda vai acontecer. Celebrar o que realizamos ao longo do tempo e também agradecer as bênçãos que tivemos ao longo deste período. Temos também uma visão de futuro e devemos mostrar a nossa disposição para fazer diferente, para fazer o que a gente sonha. Falando em desafios, sabemos das grandes crises que enfrentamos hoje em todo o Brasil. Com o crescimento da população, passamos a enfrentar estes problemas ”, disse.

As comemorações seguem com programação durante toda esta quarta-feira.Já pela tarde, às 16h, será realizado um cerimonial “Parabéns, Teresina”, na Praça do Poti Velho, Zona Norte. No local também acontecerá o tradicional corte do bolo.

A programação finaliza com a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva. Acontecerá as 20h, no Theatro 4 de Setembro.

Veja mais fotos da Missa Solene: