Como se tornar um ‘concurseiro’: Veja dicas!

"Clareza, foco, organização e disciplina são primordiais", explica o professor Márcio Lima.

Se você parou para ler essa postagem há grandes chances de não estar satisfeito com seu padrão de vida atual. Muitos passam a estudar para concurso enquanto não arranjam um emprego ou trabalham em empresa privada. Alguns até já são concursados, mas não na área que almejam e, por isso, continuam a caminhada à tão sonhada estabilidade.

Calma né Leo, também não é pra tanto! $$$
Calma né Leo, também não é pra tanto! $$$

E bote caminhada nisso. Quem já tem certa experiência sabe que não é nada fácil passar em concurso e muito menos ter o costume de estudar. Por conta disso, muitos nem tentam e outros desistem... PORÉM... Vamos deixar de negatividade e começar. Afinal, antes tarde do que nunca, então aproveita e já inclua em seus projetos para o próximo ano!

Eu (ainda) não me tornei uma concurseira então falei com quem tem experiência e entende do assunto. A advogada Dalilla Brandão conta que há seis anos se voltou para os estudos e mesmo com algumas pausas, a vontade de ter uma estabilidade financeira a estimulava a seguir pelo caminho de concursos.

Advogada Dalilla Brandão. Foto: Arquivo pessoal
Advogada Dalilla Brandão. Foto: Arquivo pessoal

“A disciplina é essencial para trilhar esse caminho que, embora árduo, no final é compensador e muito gratificante. Já adquiri inclusive uma dor nas costas por conta da vida de concursos. Ossos do ofício, afinal são muitas horas sentada (risos)”, conta

A Dalilla explicou que utiliza como métodos de estudo a resolução de questões, além de vídeo aulas e elaboração de mapas mentais.

“A forma de abordagem nas provas elaboradas pelas principais bancas está cada dia mais complexa e são acrescentadas mais disciplinas ao edital. Além disso, as organizadoras elevam o nível das questões, visando uma melhor seleção dos candidatos. A dica que dou pra quem está começando agora é não desistir diante de eventuais reprovações, pois, o estudo para concursos é algo que evolui apenas com o tempo, com experiência”, disse.

“Estuda que a vida muda”: Quem estuda para concurso com certeza já deve ter ouvido essa conhecida frase do professor de informática Márcio Lima, que já leciona aulas há 20 anos.

Professor Márcio Lima. Foto: Reprodução/Facebook
Professor Márcio Lima. Foto: Reprodução/Facebook

“A primeira coisa é saber se é realmente isso que quer para sua vida e definir a área que queira focar. Clareza, organização e disciplina são primordiais. É preciso colocar a constância, ou seja, todo dia ter o contato com a matéria a ser estudada nem que seja durante 30 minutos ou uma hora pelo menos”, explica Márcio Lima.

Segundo o professor, depois de escolher o concurso ou grupo de matérias de seu interesse é preciso adquirir o material (livros, PDFs, vídeo aulas) a ser utilizado seja ele impresso ou online. Ter cuidado em organizar seu horário de estudo e fazer seu cronograma semanal também é muito importante.

Alguns concurseiros inclusive recorrem ao professor Márcio Lima como coach para obter uma orientação individual e conseguir fazer um melhor planejamento.

“Normalmente, o candidato começa a estudar sozinho para concursos ou através de um preparatório, mas mesmo assim ele não consegue o mínimo de organização e passa para o sentimento de que não evoluiu. O fato é que as coisas mudaram, as questões das provas, por isso é preciso adotar técnicas e estratégias de como ter foco, organização e principalmente concentração”, diz Márcio Lima.

Não esqueça que a hora para se preparar não é quando o edital é divulgado e sim antes disso. Por isso clique aqui e veja quais os concursos abertos e previstos para 2018.

É dica que você quer?

A maneira como cada concurseiro se prepara é individual. Depende muito de como cada um se adapta. Seja por livros, PDFs, resumos, mapa mental, vídeo aulas, enfim... (Obs: Fuja de apostilas e dos famosos pacotões, sempre pesquise pela melhor bibliografia por PROFESSOR).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

E hoje a dica que temos a dar é de sites voltados para concursos. Alguns divulgam editais, outros oferecem materiais para aqueles que tiverem interesse em comprar e outros inclusive disponibilizam gratuitamente provas e questões de concursos para ajudar no estudo. Confira:

PCI Concursos - para se informar de novas oportunidades;

Qconcursos ou Tecconcursos - para questões;

Estratégia, Ponto dos Concursos, Eu Vou Passar, Exponencial, Alfa, A Casa do Concurseiro - materiais para concursos 

ForumConcurseiros ou FórumCorreioWeb - bons fóruns de concursos.