Defender o óbvio, hum?!


“Essa aparência de um mero vagabundo
É mera coincidência
Deve-se ao fato de eu ter vindo
ao seu mundo com a incumbência
De andar a terra, saber por que o amor
Saber por que a guerra
Olhar a cara da pessoa comum e da pessoa rara
Um dia rico, um dia pobre, um dia no poder
Um dia chanceler, um dia sem comer” (Gilberto Gil)



Enquanto pegam “literalmente” no “gogó” da Dona Dilma, aqui no PIAUÍ, o Wolverine do sertão (elogio!) – Secretário de Segurança Pública Capitão Fábio Abreu - corre freneticamente pelas ruas da cidadezinha, antes pacata, a fim de pegar pelo “gogó” os meliantes mirins, e claro, levando a fama de herói.

Uma vez que o Capitão foi aclamado pela opinião do pública como: o paladino da coragem e da valentia. Ops! O Arnold Schwarzenegge perdeu.. perdeu.....!!!

Mas,porém, todavia, uma outra parcela da população pede à esta blogueira, para que o projeto Pilotão Mirim da Policia Militar seja levado a serio, pois , poderia, pelo sim, pelo não, pelo talvez, evitar meninos pobres e mulatos,meninos negros e pobres entrarem “na onda” da marginalidade.



Desta forma, pra variar, recebi uma cartinha sobre o Projeto Mirim, e a leitora da coluna pede nossa humilde atenção e mais ainda a atenção do nosso destemido Capitão Fabio Abreu.

“ Cara Carol Jericó,

Peço atenção para o Projeto Mirim UGENTE!
Resumidamente o Projeto atende 120 crianças entre 8 e 17 anos, e tem como objetivo promover ações preventivas, educativas e atendimento psicossocial a criança e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

Há no projeto como estratégia de funcionamento a possibilidade de parcerias com ONG’s para a execução das atividades desenvolvidas.

No entanto os únicos parceiros nessa jornada estão sendo a SASC – Secretaria da Assistência Social e Cidadania e a Polícia Militar.

Que na medida do possível fazem o impossível para dar continuidade ao projeto que anda definhando, pois a estrutura física, ou seja, o Prédio onde funciona o Cidadão Mirim (Ilhotas) está em decadência, não tem instalações hidráulicas adequadas, todos os banheiros estão em péssimo estado e não funcionam os ventiladores de teto estão pedindo socorro pra não cair, as paredes com rachaduras e a pintura em estado de calamidade. Isso porque já foram feitas solicitações desde 2012 ,para reforma do mesmo.

A única coisa que funciona bem e muito bem Graças a Deus é a Cozinha. Mas o objetivo do projeto não é tirar essas crianças das ruas, por causa da fome, e sim dá um sentindo, uma perspectiva de futuro melhor, que através de oficinas, de esporte e cultura eles possam ter conhecimento e disciplina para conquistar tudo que eles almejam de maneira honesta e por mérito próprio.

É necessária muita boa vontade dos gestores para que haja uma melhoria no atendimento ao assistencialismo dessas crianças.
Apelo aos dirigentes de plantão volte os olhos para nossas criancinhas para que não tenhamos futuros delinqüentes e meliantes “profissionais”.

Senão, o nosso Secretário de Segurança, irá prender muitos menores pessoalmente, até pode lhe render votos, mas não lhe renderá o dever cumprido. Atenção Secretário de Segurança. SOCORRO!"

Depois desse pedido, fica a dica! Projeto Mirim avançar, boa semana e Força Sempre!
Abraço forte!

Carol Jericó
Membro da Comissāo dos Direitos Humanos OAB Nacional.