Documentário sobre Torquato Neto será apresentado na Mostra de São Paulo

O filme que conta a história do poeta piauiense será exibido em três sessões durante o evento

Através de uma obra inspirada em um dos maiores poetas do Piauí, o Estado está sendo representado na seção ‘Mostra Brasil’ da 41º Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Dentre os diversos filmes brasileiros inspirados em livros ou romances, encontramos o filme ‘Torquato Neto – Todas as horas do fim’ de Eduardo Ades e Marcus Fernandes, que conta a história do jovem poeta piauiense.

Torquato Neto nasceu em Teresina no dia 4 de novembro de 1944 e aos 16 anos se mudou para Salvador, onde, após algum tempo envolvido com a cidade, teve os primeiros contatos com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Torquato Neto / Foto: Reprodução Internet
Torquato Neto / Foto: Reprodução Internet

Com 18 anos de idade, em 1962, Torquato foi para o Rio de Janeiro, onde começou a faculdade de jornalismo. Mesmo não tendo concluído o curso, o poeta de grande inteligência trabalhou em diversos veículos no ramo do jornalismo.

O piauiense atuava também em diversas frentes culturais como a música e o cinema. Sendo letrista de diversas músicas icônicas, foi um grande representante do movimento tropicalista no Brasil e participou de maneira ativa nas revoluções culturais da Tropicália e Arte Marginal que viriam a mudar o rumo dos anos 1960 e 1970.

No final da década de 1960, logo depois do exílio de Gil e Caetano, Torquato viajou pela Europa com sua esposa Ana Maria Silva. Depois de morar em Londres durante um breve período, voltou ao Brasil, onde foi internado uma série de vezes para tratar do alcoolismo.

O autor de “Geleia geral”, com Gilberto Gil, “Mamãe coragem” com Caetano Veloso suicidou-se em 1972, um dia depois de seu 28º aniversário, deixando a esposa Ana Maria com o filho Thiago, de dois anos de idade.

O filme 'Torquato Neto – Todas as horas do fim' será exibido no dias 28/10 no Espaço Itaú Cinema - Frei Caneca 2, dia 30/10 no Espaço Itaú de Cinema - Augusta Anexo 4 e no dia 31/10 no Cinearte.

Mais lidas nesse momento