Miss Brasil Monalysa Alcântara visita Centro de Referência Esperança Garcia

Miss conversou com mulheres atendidas pelo Centro e falou sobre emponderamento e superação

Aos 18 anos de idade, a estudante de Administração, teresinense, mais comentada em todo o país, na atualidade, é a bela Monalysa Alcântara. Miss Piauí 2017, ela levou seu estado ao topo do maior e mais tradicional concurso de beleza do país, pela primeira vez, em 63 anos de história. Na manhã deste sábado (26), a Miss Brasil foi recebida pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, a primeira-dama Lucy Soares, a secretária da Mulher, Macilane Gomes, e toda a equipe, no Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência - Esperança Garcia, onde teve a oportunidade de conhecer as mulheres que são atendidas pela instituição, num momento de troca de encorajamento e um bate-papo descontraído.

Créditos: Renato Bezerra
Créditos: Renato Bezerra

Num momento marcado por forte emoção, Monalysa conheceu histórias marcantes, de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, em seus mais diversos relatos. Numa sala reservada, algumas das mulheres atendidas pelo Centro contaram um pouco de sua história, enquanto a Miss Monalysa Alcântara escutava atentamente. Ambas conversaram abertamente sobre encorajamento, força de vontade e recomeço. Monalysa, emocionada, contou um pouco da sua história de vida e, com seu testemunho, também emocionou as mulheres usuárias do Centro.

"É motivo de muita alegria e orgulho receber a Monalysa e dizer a ela o quanto torcemos e vamos torcer sempre mais por sua brilhante carreira. É importante que ela saiba que não está e não estará só, especialmente, quando estiver participando do concurso Miss Universo, levando o nome de Teresina (e todo o país) ao mundo. E para reforçar nossa torcida, pensamos nesse momento de interação entre ela (Monalysa Alcântara) e as mulheres que estão em atendimento no 'Esperança Garcia', a fim de que ambas se fortaleçam no empoderamento feminino", disse o prefeito Firmino Filho.

Créditos: Renato Bezerra
Créditos: Renato Bezerra

Na programação da visita da Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântara, o encontro com as mulheres usuárias do Centro, com a imprensa e com a equipe de trabalho da Prefeitura (Secretaria da Mulher, Centro Esperança Garcia e Programa Amor de Tia). A Miss também participou de um lanche com comidas típicas (seu cardápio preferido). "Pra mim foi muito especial esse momento. Tenho certeza de que marcará a minha vida, o meu reinado e a vida dessas lindas e fortes mulheres. Que elas possam superar esse momento difícil e acreditarem, cada dia mais, que elas são capazes, que elas podem e vão vencer”, disse a bela Monalysa Alcântara.

Créditos: Renato Bezerra
Créditos: Renato Bezerra

Para a secretária da Mulher, Macilane Gomes, o objetivo foi cumprido. “A ideia era fazer com que ela reforçasse junto às mulheres do Centro que elas podem, que elas são capazes de vencer barreiras. Assim também, pudemos encorajar a nossa Miss para seguir em frente, lutando por seus sonhos e buscando, com toda a garra, o título de Miss Universo", disse Macilane.

Monalysa já havia ficado em segundo lugar no concurso nacional Miss Teen Brasil e agora, concorrendo com outras 26 misses, ganhou o título de Miss Brasil 2017. Ela chegou a Teresina na tarde de ontem (25), já com uma extensa programação de homenagens.

Créditos: Renato Bezerra
Créditos: Renato Bezerra

Mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), e em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), o Centro, inaugurado em março de 2015, já realizou mais de 600 atendimentos e leva o nome de Esperança Garcia: mulher, negra, escrava, nascida em Nazaré do Piauí, que rompeu barreiras em 1770, quando poucas mulheres brancas sabiam ler, escrevendo uma carta-petição ao governador da província do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, queixando-se dos maus-tratos que ela, os filhos e outras companheiras sofriam nas mãos de um senhor cruel.

Assista ao vídeo abaixo:

Créditos: TV Band Piauí 

Mais lidas nesse momento