Jivago ataca Arimatéia Azevedo nas redes sociais e jornalista esclarece reportagem

A defesa de Arimatéia Azevedo se manifestou em nota de esclarecimento sobre a notícia veiculada em portal local

“A inverídica notícia nos últimos dias divulgada é, assim, apenas mais uma tentativa de confundir o público e tentar fazer imputar ao Portal AZ e ao jornalista Arimatéia Azevedo suposta culpa por comentários que existiram na sociedade piauiense sobre o rumoroso ‘Caso Fernanda Lages’”, diz o jornalista e editor-chefe do Portal AZ, Arimatéia Azevedo que, através de seus advogados, se manifestou em nota de esclarecimento sobre a notícia veiculada.

Arimatéia Azevedo
Arimatéia Azevedo

Na matéria veiculada no 8meia: “Caso Fernanda Lages: Jornalista Arimateia Azevedo é condenado em ação por danos morais”, publicada no último dia 09, o site afirma que “Arimatéia Azevedo teve sua ação indeferida e ainda foi condenado a pagar as custas processuais, bem como honorários de sucumbência no valor de R$ 2,5 mil”, diz a reportagem.

Nesta terça-feira (13), o jornalista respondeu as informações veiculadas. Segundo a nota divulgada, “as reportagens sobre o rumoroso “Caso Fernanda Lages” não estão em discussão no processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140, pelo que é mentira dizer que o jornalista Arimatéia Azevedo e o Portal AZ foram condenados por conta delas”, diz.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em respeito à sociedade piauiense em geral e ao público leitor do Portal AZ em específico, fazem-se os seguintes esclarecimentos a respeito de notícia inverídica, propagada por notório portal sensacionalista e pouco afeito à verdade dos fatos, de que o jornalista Arimatéia Azevedo teria sido condenado no rumoroso “Caso Fernanda Lages”:

1.    O Sr. Jivago Castro de Ramalho não é parte do processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140.

2.    O Portal AZ não é parte do processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140.

3.    O jornalista Arimatéia Azevedo é autor, e não réu, do processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140.

4.    O Sr. Humberto Castro é réu no processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140.

5.    As reportagens sobre o rumoroso “Caso Fernanda Lages” não estão em discussão no processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140, pelo que é mentira dizer que o jornalista Arimatéia Azevedo e o Portal AZ foram condenados por conta delas.

6.    No processo nº 0026932-35.2011.8.18.0140 se discutem, exclusivamente, publicações feitas pelo Sr. Humberto Castro na rede social Twitter. O pedido de indenização por danos morais feito pelo jornalista Arimatéia Azevedo foi julgado improcedente e, por força do art. 85 do Código de Processo Civil, condenado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios. Nenhuma condenação outra, e nenhuma imputação de culpa ao jornalista, até mesmo porque não é réu no processo.

7.    Até o momento só há dois processos sentenciados que tenham como partes litigantes o jornalista Arimatéia Azevedo e o Portal AZ de um lado, e o Sr. Jivago Castro Ramalho do outro. Em ambos o Sr. Jivago de Castro Ramalho saiu derrotado. São eles, cujas decisões seguem ao final desta nota de esclarecimento:

a.    Processo nº 0000044-29.2014.8.18.0009: ação penal privada em que acusava o jornalista Arimatéia Azevedo de ter praticado crime de calúnia.

b.    Processo nº 0025191-52.2014.8.18.0140: ação penal em que o Sr. Jivago de Castro Ramalho foi processado por ter ameaçado de morte o jornalista Arimatéia Azevedo, tendo sido condenado a pena restritiva de direito.

A inverídica notícia nos últimos dias divulgada é, assim, apenas mais uma tentativa de confundir o público e tentar fazer imputar ao Portal AZ e ao jornalista Arimatéia Azevedo suposta culpa por comentários que existiram na sociedade piauiense sobre o rumoroso “Caso Fernanda Lages”.

Finalmente, ao tempo em que o jornalista Arimatéia Azevedo reforça seu compromisso de verdade e lealdade junto à sociedade piauiense, informa-se que – acatando respeitosamente os argumentos jurídicos utilizados pela autoridade judiciária na sentença que julgou improcedente o pedido do jornalista Arimatéia Azevedo (ponto de esclarecimento nº 6 acima) – será apresentado recurso ao Tribunal de Justiça do Piauí.

 

Veja o acórdão que inocenta Arimatéia Azevedo

Veja a sentença que condena Jivago

Jivago Castro ataca Arimatéia nas redes sociais

O engenheiro Jivago Castro Ramalho se manifestou na própria página do portal 8meia para criticar e xingar de "canalha e covarde" o jornalista Arimatéia Azevedo. Em outra postagem, o engenheiro recebeu apoio de amigos e chega a dizer que "o calvário dele ainda nem começou", como que insinuando algum acontecimento ruim para o jornalista.

Jivago Castro. Foto: Arquivo Pessoal
Jivago Castro. Foto: Arquivo Pessoal
Reprodução Facebook
Reprodução Facebook
Reprodução Facebook
Reprodução Facebook

Internautas ainda questionam sobre envolvimento de poderosos com morte da estudante

Nas dezenas de comentários sobre o caso, dentro da reportagem do 8meia, a grande maioria dos internautas se posiciona favoravelmente a Arimatéia Azevedo e faz questionamento sobre a falta de elucidação sobre o assassinato de Fernanda Lages, questionando também o poder da justiça.

Confira:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mais lidas nesse momento