Defesa Civil promove palestra de orientação contra incêndios para moradores da zona rural

40 pessoas participaram da ação

O B-R-O BRÓ se caracteriza como o período mais quente do ano na capital piauiense. Consequentemente, os riscos de incêndios aumentam. Por isso, a Defesa Civil de Teresina apresenta palestras nas comunidades com o objetivo de orientar os moradores sobre como agir em situações de princípio de incêndio.

Foto: Divulgação/Ascom Semcaspi
Foto: Divulgação/Ascom Semcaspi

Aproximadamente 40 pessoas participaram da palestra, realizada nessa terça-feira (19), na Escola Municipal Cajazeiras, zona rural de Teresina. As instruções foram dadas a crianças e professores, que aprenderam como manusear extintores de incêndios, como evitar queimadas e a importância da Defesa Civil. “Essas palestras nas escolas visam orientar principalmente as crianças, que são fortes agentes de divulgação das ações preventivas contra as queimadas”, declara Marcos Rolf, membro da Defesa Civil.

Segundo o profissional, as ações auxiliam na prevenção, mas também na revitalização do Meio Ambiente. Após a palestra, foi realizado um monitoramento na região em locais que podem ter focos de incêndios. A Defesa Civil já realiza palestras desde agosto e contemplou duas comunidades atingidas por incêndios em 2016: Salobro, que teve 70% de sua área queimada, e Alegria, que teve 30% da área atingida.

“Através das crianças, que assistiram a palestra, ganhamos, também, mais agentes de monitoramento, pois sempre que elas perceberem as queimadas em sua fase inicial, se comprometeram em avisar os adultos”, conclui o tenente Sebastião Domingos, do Corpo de Bombeiros do Piauí.