Wellington Dias participa de inauguração de Usina Solar em Sebastião Leal

A usina terá uma capacidade de 1,6 Mega Watt Pico (MWp) de produção de energia

O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (19), da solenidade de inauguração da Usina Fotovoltaica Cornélio Adriano Sanders, localizada na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, a 420 km de Teresina. O evento teve a presença de fazendeiros da região e comitiva de secretários do governo. 

O Piauí tem recebido, nos últimos anos, grandes intvestimentos no setor de energias renováveis. Atualmente, o Estado possui um dos maiores parques de energia solar do país, o Parque Solar de Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí, com capacidade instalada de 292 megawatts (MW). A Usina Solar instalada na Fazenda Progresso tem capacidade de 1,6 Mega Watt Pico (MWp). São 5200 placas instaladas com 300 Watt Pico, cada.

(Francisco Gilásio)
(Francisco Gilásio)
 

O governador Wellington Dias acredita que o Estado está andando no caminho do desenvolvimento sustentável com a instalação dessas usinas. "O Piauí já o segundo maior produtor de energia do Brasil e o terceiro em energia eólica. Temos, aqui, um projeto inovador, o primeiro nesse modelo, e que teve todo apoio do Governo do Estado com incentivo e isenção de impostos. Um projeto que vem para gerar energia, emprego e renda para a localidade. Além disso, também comemoro a criação da fábrica de processamento de grãos que vai beneficiar produtores da região e de vários estados do país", afirmou.

A Fazenda Progresso, idealizadora e desenvolvedora do projeto da Usina Solar, tem investido na região de maneira social-responsável. Cornélio Sanders, fundador do grupo Progresso falou dos benefícios da utilização da energia solar, principalmente para o meio ambiente. “Tudo que tentamos fazer aqui é voltado para o social e com desenvolvimento sustentável. É uma política do Grupo Progresso. O investimento que fizemos aqui com a usina fotovoltaica vai tranquilamente suprir a nossa necessidade de energia para produção", garantiu. 

O prefeito de Sebastião Leal, Ângelo Pereira, afirma que a instalação das Usinas no município tem trazido desenvolvimento social e econômico. “A geração de energia é um ponto de discussão muito importante por conta da crise hídrica. A energia solar, hoje, é uma saída de energia limpa e renovável, e serve de inspiração para que outros produtores, outras pessoas do agronegócio, possam também fazer este tipo de investimento. Com a usina, vamos poder manter uma creche que estamos construindo agora no modelo do FNDE. Então, isso será uma grande economia. Por outro lado, também um exemplo modelo que é possível”, destacou o gestor. 

Segundo o especialista Gustavo Malagolil, a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável que mais apresenta benefícios, como por exemplo do ponto de vista ambiental, que apresenta o menor impacto. “Ela não mexe nem com a fauna nem com a flora do local. A necessidade de licenciamento é mais simplificado e você pode utilizar os espaços ociosos. O retorno do investimento é muito rápido e existe uma baixa necessidade de manutenção. É um modelo de energia que mais cresce hoje no mundo”, afirmou. 

Energia
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Isso ocorre através de um efeito fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para este processo.

Na ocasião, também foi inaugurada uma Usina de Beneficiamento de Sementes que tem uma capacidade de produção de pelo menos 450 mil sacos por ano. A unidade é totalmente climatizada e refrigerada para o clima piauiense, que geralmente degrada a semente antes mesmo dela ser germinada. A técnica consiste em resfriar o grão entre 12 a 14 graus Celsius para prolongar o mesmo vigor de quando ela é colhida. As sementes serão distribuídas pelo Piauí e também para outros estados do Brasil.